top of page
Buscar

DEPRESSÃO NO ESPORTE DE ALTO RENDIMENTO

  • marjorietischer
  • 3 de abr. de 2023
  • 2 min de leitura

Já fazem alguns anos que abriu-se um debate social sobre a depressão. Entretanto, no contexto do esporte de alto rendimento, a depressão ainda parece ser bastante estigmatizada. A desinformação e falta de conversas sobre esse transtorno no ambiente esportivo pode estar ligadas a construção da imagem dos atletas e a espetacularização do esporte. Como um indivíduo saudável fisicamente, com habilidades incríveis, reconhecimento social e com conquistas financeiras poderia ter depressão?


A depressão é um transtorno multifatorial que é comum entre atletas de alto rendimento de qualquer faixa etária. Nos atletas, as causas do transtorno costumam estar relacionadas a alta pressão e cobrança por resultados pela família, clube e patrocinadores; ao medo do fracasso; ao esgotamento físico e mental; a lesões físicas; e a vivência de situações traumáticas como abusos sexuais ou insultos racistas no ambiente esportivo.


Atletas com depressão podem apresentar alterações no sono, perda ou ganho de peso, alta irritabilidade e ansiedade, apatia, diminuição no interesse e prazer pelo esporte praticado. O que consequentemente pode influenciar o seu desempenho, já que o atleta pode estar menos concentrado durante os treinos e competições, estar se afastando dos companheiros de prática e estar se lesionando com frequência.


Muitas vezes, sem ter o apoio necessário do clube ou de uma equipe multidisciplinar, o atleta recorre a "soluções" que possam aliviar o sofrimento psíquico, como o uso de álcool e drogas e a automedicação. "Soluções" que podem agravar os sintomas da depressão, causar situações de doping e o desenvolvimento de outras doenças.


É importante que os clubes possuam equipes com profissionais que ajudem a identificar os sinais, promover conversas e divulgar informações sobre os transtornos psicológicos. Assim, o ambiente esportivo torna-se mais receptivo para que os atletas busquem ajuda e tratamento adequados.


Comentários


CONSULTÓRIO

Av. Osvaldo Aranha, 440 

Porto Alegre/RS

Email: marjorie.tischer@gmail.com

Tel: (51) 98915-6109

Horário:

Seg - Sex: 9h - 18h 

​​

  • Instagram
  • Ícone do Facebook Branco

CONTATO

Obrigada por enviar!

© 2023 por Psicóloga Marjorie Tischer. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page