3 CARACTERÍSTICAS PARA ENTENDER MELHOR A ANSIEDADE
- marjorietischer
- 4 de abr. de 2023
- 2 min de leitura
Você talvez já saiba que a ansiedade é um estado emocional que gera uma resposta natural, que serve de alerta pra situações de ameaça. Acontece que a ansiedade vira um problema quando essa resposta se torna desproporcional, ao ponto de afetar negativamente a vida do indivíduo.
Nesse post irei falar sobre três características da ansiedade que demonstram bem porque, quando estamos ansiosos, podemos sentir muito medo, pensamos que algo horrível irá acontecer, não conseguimos nos concentrar e nos sentimos paralisados ou com vontade de fugir de alguma situação.
Falta de controle:
A ansiedade costuma aparecer antes de enfrentarmos situações novas e intimidantes. E geralmente essas situações não são previsíveis.
A ansiedade é caracterizada por percepções de imprevisibilidade mais intensas. Ou seja, quando estamos ansiosos possuímos uma sensação maior de falta de controle sobre o que vai acontecer.
O não saber o que vai acontecer ou as inúmeras possibilidades imaginadas provocam sofrimento e sintomas.
Excesso de futuro:
A ansiedade é uma emoção voltada para o futuro e regida por pensamentos “e se?”. Frequentemente esses pensamentos envolvem desfechos negativos, desagradáveis ou desastrosos.
Esses pensamentos muitas vezes fazem com que as pessoas adiem ou evitem enfrentar a situação ameaçadora.
Superestimar a ameaça e Subestimar o enfrentamento:
Quando ansiosos, tendemos à catástrofe, o que nos leva a supervalorizar a situação ameaçadora. Ela se torna maior e mais perigosa do que realmente é. Além disso, a pessoa passa a subestimar a sua capacidade de lidar, enfrentar e superar aquela ameaça.
Como a terapia pode ajudar?
A terapia pode auxiliar o indivíduo a compreender como a ansiedade age no seu corpo; o que pode estar relacionado à ansiedade; saber identificar quando estiver passando por crises e como enfrentar esses momentos; além de trabalhar com alternativas de pensamentos mais saudáveis e menos catastróficas.



Comentários