AUTOCONFIANÇA X AUTOCOBRANÇA
- marjorietischer
- 4 de abr. de 2023
- 1 min de leitura
Assim como em ambientes de educacionais e profissionais, a autoconfiança e autocobrança exercem papéis importantes no contexto esportivo.
A autoconfiança pode auxiliar o indivíduo a amenizar sentimentos de medo e ansiedade, beneficiar a atenção e a concentração, e favorecer estratégias de enfrentamento eficazes para situações mais complexas ou de erros durante a performance.
A falta de autoconfiança pode levar o atleta a supervalorizar suas falhas e derrotas, favorecer a autodúvida, aumentar níveis de estresse e ansiedade e promover a desmotivação pela prática.
Já a autocobrança só é saudável se atua como combustível para atingir metas e possibilitar superação de desafios estabelecidos pelos atletas. A autocobrança excessiva pode gerar:
Estabelecimento de metas irreais; sensação de impotência; ansiedade e culpa elevada; insatisfação; comparações excessivas
De que maneira podemos equilibrar a autocobrança e desenvolver a autoconfiança?
Para a autocobrança é importante: estabelecer metas de desempenho realistas (do + básico ao + complexo); conhecer e estabelecer seus limites; valorizar seu ritmo, jornada e conquistas; compreender qual a sua melhor maneira de trabalhar.
Já para a promoção de autoconfiança é necessário: reconhecer seu nível de competência; acreditar no seu processo de aprendizagem e aprimoramento; preparar-se física, técnica e psicologicamente; possuir estratégias de autofala e gestão de erros positivas; possuir rotinas bem definidas pré, durante e pós-competição; familiarizar-se com o ambiente e situações de competição.



Comentários